Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Matriz Curricular > Ensino > Matriz Curricular > Inovação e Propriedade Intelectual (PGCIR505)

Inovação e Propriedade Intelectual (PGCIR505)

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 12h09 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 12h09 | Acessos: 53

Ementa: Inovação: Conceito e Sistemas de Inovação. Autorizações prévias para pesquisa. Aspectos Legais e Registros: Biossegurança, Propriedade Intelectual, Patentes. Transferência de Tecnologia e Produção de Inovação.

Bibliografia Básica
1. Instituto de Saúde. Inovação em Saúde. São Paulo, 2014.
2. LASTRES, H. M. et al. Globalização e inovação localizada. In: CASSIOLATO, J. E. & Lastres, H. M. (ed.)Globalização e Inovação Localizada: experiências de sistemas locais no Mercosul. IEL/Confederação Nacional da Indústria, Brasília, 1999, p. 39-71.
3. NOVAES, Hillegonda Maria Dutilh, CARVALHEIRO José da Rocha. Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e Desenvolvimento Social e Qualidade de Vida: teses para debate. Ciência e Saúde Coletiva, n.12, suplemento 1841-1849, 2007.

Bibliografia Complementar:
1. ALBUQUERQUE, E.M. Patentes e Atividades Inovativas: uma avaliação preliminar do caso brasileiro. In: VIOTTI, E B & MACEDO, M M Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2003 (Capítulo 7 pp 331-76).
2. INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Ato Normativo n. 127, de 05 de março de 1997. Dispõe sobre a aplicação da Lei de Propriedade Industrial em relação às patentes e certificados de adição de invenção. Rio de Janeiro, 1997.
3. BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 9.609, de 19 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências.

registrado em: ,