Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Linhas de Atuação Científico-Tecnológica
Início do conteúdo da página

Linhas de Atuação Científico-Tecnológica

Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 12h25 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 15h59 | Acessos: 112

O Mestrado Profissional em Cirurgia possui duas áreas de concentração e quatro linhas de atuação científico-tecnológicas, a saber:

Áreas de Concentração

Cirurgia Experimental e Minimamente Invasiva - Investigar e propor avanços técnicos em cirurgia, bem como testar a utilização de biomateriais, órteses, endopróteses e novos equipamentos no manejo de afecções de interesse cirúrgico. Empreender pesquisas científico-tecnológicas voltadas à resposta inflamatória à agressão cirúrgica com atenção aos benefícios proporcionados por métodos minimamente invasivos. Estudar a resposta imunopatológica decorrente de processos infecciosos e neoplásicos em pacientes cirúrgicos e a interação da intervenção nutricional sobre o sucesso terapêutico. Investigar o emprego de métodos cirúrgicos minimamente invasivos no manejo da infertilidade. Estudar a fisiopatologia e métodos inovadores de tratamento dos estados de choque, isquemia/reperfusão e transplantes.

Gestão em Serviços de Saúde de Natureza  Cirúrgica - Estudar e testar metodologias inovadoras de ensino e investigação científica no campo da Cirurgia com foco no emprego de metodologias ativas de ensino, de um lado, e na análise métrica da gestão de  cuidados a pacientes cirúrgicos, de outro, com atenção à qualidade de vida, análise de sobrevivência e estabelecimento de protocolos de segurança visando a otimização dos Serviços de Saúde do Estado do Amazonas.

Linhas de Atuação Científico-Tecnológicas

1 . Aspectos econômicos, organizacionais, epidemiológicos e de qualidade de vida na atenção cirúrgica -Estudos de gestão e de desenvolvimento de processos organizacionais de serviços de saúde, com atenção à concepção e emprego de tecnologias e programas de saúde inovadores, avaliando metricamente o impacto na qualidade de vida do paciente cirúrgico e suas características epidemiológicas. (Área de Concentração Gestão em Serviços de Saúde de Natureza Cirúrgica)

Profª. Drª. Maria Conceição de Oliveira; Prof. Dr. Jonas Byk; Profª. Drª. Denise Machado Duran Gutierrez

2. Desenvolvimento e análise de tecnologias e processos de ensino-aprendizagem em ambientes cirúrgicos- Desenvolvimento, aplicação e avaliação de projetos de formação profissional focados no desempenho pedagógico e voltados para inovações, reformas ou mudanças na prática docente e na qualidade do ensino em saúde, na área cirúrgica. (Área de Concentração Gestão em Serviços de Saúde de Natureza Cirúrgica)

Prof. Dr. Juscimar Carneiro Nunes; Prof. Dr. Gerson Suguiyama Nakajima; Prof. Dr. Ivan Tramujas da Costa e Silva

3. Inovações em cirurgia minimamente invasiva- Análise do emprego inovador de técnicas, de recursos tecnológicos de ponta, de órteses e próteses em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. (Área de Concentração Cirurgia Experimental e Minimamente Invasiva)

Prof. Dr. Fernando Luiz Westphal; Prof. Dr. Luiz Carlos de Lima; Prof. Dr. Leonardo Pessoa Cavalcante

4. Respostas do paciente cirúrgico ao emprego de fármacos, biomateriais e nutrientes - Estudo das repercussões funcionais, metabólicas, bioquímicas e imunológicas do emprego de fármacos, biomateriais e nutrientes no paciente cirúrgico. (Área de Concentração Cirurgia Experimental e Minimamente Invasiva)

Prof. Dr. Giorge Pessoa de Jesus; Prof. Dr. Bruno Bellaguarda Batista; Profª. Drª. Ione Rodrigues Brum; Drª Rosane Dias da Rosa

registrado em:
Fim do conteúdo da página