PPGRACI | (92)33051181 R: 2210 |

Projetos Científico-Tecnológicos – Turma 2017

Título: Ângulo De Fase Como Marcador Das Modificações Clínicas E Metabólicas Em Cirurgias Oncológicas Do Trato Gastrointestinal.

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Respostas Do Paciente Cirúrgico Ao Emprego De Fármacos, Biomateriais E Nutrientes.

Resumo: Embora existam vários métodos para a avaliação do estado nutricional, nenhum é considerado isoladamente como “padrão ouro”, pela ausência de definição universal de desnutrição no adulto. Neste contexto, verifica- se a necessidade de testar um novo conceito de avaliação de prognósticos clínicos e nutricional, utilizando uma ferramenta que se apresenta promissora e inovadora no contexto cirúrgico-oncológico. Objetivos: avaliar as modificações clínicas e metabólicas utilizando como marcador o ângulo de fase (af) por bioimpedância elétrica(bia), em pacientes de cirurgias oncológicas eletivas do tgi alto. Correlacionando os dados obtidos com o protocolo usado de forma convencional. Métodos: consistirá de um estudo comparativo com critérios de entrada, utilizando um protocolo convencional contra um convencional incluindo o indicador ângulo de fase – af. Quanto ao timing, trata-se de um desenho prospectivo de curta duração, observacional, randomizado para distribuição dos participantes. O estudo será realizado no hospital universitário getulio vargas, setor de clínica cirúrgica e fundação centro de controle de oncologia(fcecon), hospitais estes da rede publica de saúde, onde são realizadas a grande maioria dos procedimentos cirúrgicos oncológicos em questão. Os leitos disponíveis respectivamente são: clinica cirúrgica: 52 leitos; 22 leitos. Os participantes incluídos serão acompanhados do momento da internação até a alta hospitalar ou óbito. Resultados esperados: espera-se que os dados obtidos possam fomentar um novo protocolo de avaliação prognóstica e de estado nutricional nessa população, e futuramente embasar novos trabalhos para criação de protocolos intervencionistas em doentes oncológicos. Palavras-chaves: bioimpedância, ângulo de fase, câncer, estado nutricional

Docentes

Responsável

Maria Conceicao De Oliveira

Sim

   

Discente: Abner Souza Paz

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Centro Educacional De Difusão De Inovações Médicas Em Manaus: Heurística De Implementação

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Desenvolvimento E Análise De Tecnologias E Processos De Ensino-Aprendizagem Em Ambientes Cirúrgicos.

Resumo: A formação em especialidades cirúrgicas demanda forte empenho em atividades de treinamento hands-on e grande conhecimento de tecnologias de ponta que são lançadas em ritmo acelerado. Tais atividades atualmente costumam ser desenvolvidas em centros de treinamento especialmente voltados para a educação em saúde voltada para o emprego de altas tecnologias. Especialistas ligados à área da cirurgia em manaus carecem de um centro de tal natureza, tendo que se locomover para regiões distantes em busca de formação. Objetivo: desenvolver planejamento estratégico visando à implantação de centro educacional de difusão de inovações médicas em manaus. Método: empregar-se-á ferramenta academicamente testada de planejamento estratégico de maneira a levantar os pontos fortes e os fracos, as ameaças e as oportunidades que potencializados, de um lado, e atacadas, de outro, concluam pela escolha de alternativas de solução conservadas para o equacionamento do problema. Resultados esperados: demonstrar a viabilidade da implantação de centro educacional de difusão de inovações médicas ligado à instituição de ensino superior de manaus de maneira a prover a comunidade cirúrgica da cidade e da região das condições de educação em saúde de alto nível, equiparadas às que costumam ser ofertadas em grandes centros. Palavras-chaves: centro educacional; inovações médicas; cuidado cirúrgico.

Docentes

Responsável

Ivan Tramujas Da Costa E Silva

Sim

   

Discente: Iza Regia Azevedo De Carvalho

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Diagnóstico E Tratamento Dos Gliomas Difusamente Infiltrativos (Gliomatosis Cerebri): Consenso Brasileiro

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Os gliomas difusamente infiltrativos, anteriormente conhecidos como gliomatosis cerebri (gc), são neoplasias definidas por infiltração difusa de células gliais afetando três ou mais lobos cerebrais contíguos. É uma entidade pouco frequente que acomete adultos, principalmente homens entre a quarta e quinta décadas de vida, com prognóstico reservado. Dada a baixa incidência e literatura escassa, inexistem até o momento protocolos padronizados de tratamento. O estudo será realizado como projeto de mestrado com colaboração de aluno de iniciação científica (pibic 2017/2018), o qual tem por objetivo consensuar, entre especialistas brasileiros, o diagnóstico e tratamento da gc. Será conduzido um processo de consenso mediante utilização da técnica delphi por e-mail. Os participantes serão especialistas em neuro-oncologia provenientes de instituições brasileiras de ensino ou pesquisa, contatados no primeiro semestre de 2017. Os critérios de inclusão consistirão em conhecimento e experiência prática em neuro-oncologia; capacidade e disponibilidade em contribuir; liberdade de tempo para dedicar-se ao preenchimento dos questionários boa habilidade de comunicação escrita. Os critérios de exclusão compreendem indisponibilidade em assinar o termo de consentimento livre e esclarecido e tentativa de fraude ou violação do anonimato no decorrer do projeto. Estimam-se três rodadas de aplicações de questionário para obtenção do consenso. Espera-se uma taxa de adesão de 70% entre as etapas.

Docentes

Responsável

Marcus Tolentino Silva 

Sim

   

Discente: Pollyanna D Avila Leite

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Eficácia Da Correção Do Pé Torto Idiopático Pelo Método De Ponseti: Resultados Clínicos E Radiográficos.

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: O pé torto idiopático (pti), é um distúrbio complexo caracterizado pela deformidade em equino e varo do retropé, cavo e aduto do médiopé associado a pronação do antepé com relação ao retropé. Afetando aproximadamente 1 a cada 1000 nascidos vivos, onde que até 80% das crianças com pti nascem em países de baixa e média renda. Este projeto tem como objetivos avaliar a eficácia da correção do pti pelo método de ponseti, através de resultados clínicos e radiográficos. Será um estudo descritivo de corte transversal com componente analítico, e terá como população 31 pacientes com diagnóstico de pti através da demanda espontânea no período de outubro de 2017 à março 2018, tratados por um único ortopedista pediátrico pelo método de ponseti no ambulatório da fundação hospital adriano jorge (fhaj), onde serão realizado radiografias anteroposterior (ap) e perfil do pé antes e depois do tratamento a fim de calcular os ângulos talocalcaneano e talo-primeiro metatarso em ambas as radiografias, que serão mensurados por dois ortopedistas. O ortopedista executante das trocas gessadas não participará da mensuração dos ângulos radiográficos pré e pós-tratamento. O projeto será submetido ao comitê de ética em pesquisa (cep) da instituição (fhaj), com o fim de ser apreciado, sendo a pesquisa iniciada após a liberação do cep. O termo de consentimento livre e esclarecido foi devidamente preparado para o projeto de acordo com a resolução 466/12 do conselho nacional de saúde, onde todos os pacientes que por ventura desejem participar da pesquisa leem e assinam o termo. Tendo em vista no final desta pesquisar encontrar a correção clínica e radiográficas dos pacientes com o diagnóstico de pti, tratado pelo método de ponseti.

Docentes

Responsável

Nazare Maria De Albuquerque

Sim

   

Discente: Medre Henrique Araujo De Oliveira

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Elevação De Troponina T Pós – Angioplastia: Avaliação De Fatores De Risco E Prognóstico Em 1 Ano.

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Existe uma considerável discussão na implicação dos valores de troponina após angioplastia. Diversos estudos documentaram que a elevação de troponina após procedimento percutâneo é relativamente comum e estão significativamente relacionados ao prognóstico; entretanto, ainda existem dúvidas com relação às pequenas elevações de troponina e a quantidade de tecido miocárdico em sofrimento. Introdução: após a realização de angioplastia coronariana, diversos níveis de injúria miocárdica podem ocorrer, percebidos através da elevação de marcadores de necrose miocárdica: creatinoquinase fração mb (ckmb) ou troponina. Infarto pós angioplastia é definido como elevação de troponina previamente normal para valores acima de 5x o valor da normalidade nas primeiras 48 horas após o procedimento associados a evidência de isquemia prolongada. Entretanto, associação entre valor de troponina e prognóstico ainda não se relaciona tão claramente ao prognóstico. Objetivo: avaliar a relação entre elevação de troponina cardíaca e evolução clínica após angioplatia coronária. Metodologia: estudo observacional prospectivo com a avaliação de todos os pacientes submetidos a angioplastia coronariana percutânea durante 6 meses no hospital universitário francisca mendes, através de analise de critérios clínicos e dosagem de troponina antes, 6h e 12h depois do procedimento de angioplastia, e seguirá acompanhamento clínico durante 1 ano para análise de desfechos.

Docentes

Responsável

Fernando Luiz Westphal

Sim

Luiz Carlos De Lima

Não

Discente: Ingrid Loureiro De Queiroz Lima

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Estudo Comparativo Do Uso De Cola De Etil-Cianocrilato E Sutura Intracutanea Em Ninfloplastia.

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Respostas Do Paciente Cirúrgico Ao Emprego De Fármacos, Biomateriais E Nutrientes.

Resumo: A cirurgia íntima é muito procurada pelas mulheres em nosso meio, porém a técnica de sutura tradicional leva à dor pós-operatória e demora no retorno das atividades sexuais. Já o uso da cola de etil-cianocrilato tem excelente efeito hemostático, bactericida e bacteriostático sob os germes da ferida, ótima aderência de tecidos vivos mantendo as bordas das feridas visíveis durante todo processo de cicatrização, rápida aplicação, baixo custo, não necessita de curativos proporcionando ótima qualidade estética. Este trabalho tem como objetivo: analisar a eficácia do uso da cola de etil-cianocrilato no fechamento de feridas de ninfoplastia; avaliar complicações de seu uso e da própria ferida; tempo de sutura comparando, a tradicional com a cola de etil-cianocrilato; qualidade da cicatriz; o custo do tratamento da ferida; tempo de retorno à atividade sexual em ambos grupos; e por fim, analisar a dor pós-operatória. Será feito estudo prospectivo duplo cego randomizado, onde serão realizados cirurgias de ninfoplastia em pacientes que procurarem o consultório privado do especialista em cirurgia plástica, divididos dois grupos: a) grupo controle, onde serão realizadas cirurgia de ninfoplastia com a síntese tradicional: sutura em dois planos, o primeiro subdermico e o secundo intradérmico com fio absorvível; b) grupo caso, no qual a sutura será realizada em um plano, o subdermico, com fio absorvível e o plano epidérmico com a cola de etil-cianocrilato. Esperamos menores indicies de complicações, menor dor pós-operatória, retorno mais rápido para as atividades sexuais, qualidade cicatricial superior à síntese por fios absorvíveis e grande satisfação ao paciente.

Docentes

Responsável

Ivan Tramujas Da Costa E Silva

Sim

   

Discente: Jose Maria Cabral Junior

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Estudo Duplo-Cego, Randomizado, Prospectivo Do Efeito Da Aplicação Pré E Pós-Cirúrgica Do Óleo De Andiroba (Carapa Guianensis) No Processo Cicatricial De Mulheres Saudáveis Submetidas A Mamoplastia.

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Respostas Do Paciente Cirúrgico Ao Emprego De Fármacos, Biomateriais E Nutrientes.

Resumo: Feridas representam um grave problema de saúde mundial e estão frequentemente associadas com custo elevado e tratamento ineficazes. Estima-se que vários milhões de pacientes sofram de queimaduras e cortes, que podem leva-los a morte se não forem tratados com eficiencia. Complicações na cirurgia estética relacionadas a lesões cutâneas e alterações no processo de cicatrização são também situações epidemiológicas relevantes e indesejadas tanto pela equipe médica quanto pelo paciente. O uso de estratégias terapêuticas baseadas em plantas ou fármacos à base de plantas está abrindo uma nova perspectiva para o tratamento de feridas, principalmente em países em desenvolvimento, por causa de sua simplicidade, baixo custo e preço acessível. Além disso, para o tratamento, de lesões de feridas, o uso de extratos de plantas está em prática comum ao longo das décadas e mostrou acelerar processo de cura (reparação) de feridas desde tempos muito antigos. Aproximadamente mais de 25% dos medicamentos prescritos no mundo são, na realidade derivados de plantas medicinais. Para avaliação do seu papel curativo, os extratos e/ou seus componentes curativos são investigados a partir de modelos experimentais in vitro (cultura de células) e ensaios in vivo envolvendo diversos estágios das lesões cutâneas. No caso, busca-se em que fase da cicatrização estes componentes agem incluindo a modulação da coagulação, inflamação, fibroplasias, epitelização, colagenização e contrações da ferida. No entanto, no cenário atual, há indisponibilidade de drogas adequadas que curem feridas em um ambiente sustentável. Por este motivo, é importante que sejam realizadas pesquisas em todas as suas fases para que o uso destas plantas com efeito cicatrizante possa ser feito a partir dos pressupostos da medicina baseada em evidências. Portanto, pesquisar o potencial de fármacos à base de plantas é uma emergência e uma responsabilidade desafiadora, que é indispensável no desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ao cuidado das lesões cutâneas. A andiroba é utilizada em medicina popular no brasil e outros países abrangendo a floresta amazônica. Praticamente todas as partes da árvore de andiroba são utilizadas, incluindo o óleo da semente, que é empregado para tratar inflamações e infecções. As propriedades medicinais da andiroba tem sido atribuídas à presença de limonoides, que são moléculas tetranortriterpenoides. O seu óleo obtido a partir de sementes contém diferentes tetranortriterpenoides, incluindo 6a-acetoxygedunina, 7-deacetoxo-7-oxogedunina, andirobina, gedunina e metil-angolensato. A fração dos óleos que contem estas moléculas d apresentam características anti-inflamatórias e anti-alérgicas bem marcantes. Evidências a partir de diferentes modelos experimentais de roedores mostraram que o óleo de andiroba inibe a formação de edema através do comprometimento das vias de sinalização desencadeadas por histamina, bradicinina e fator ativador de plaquetas. Os tetranortriterpenoides também diminuíram a intensidade da produção dos mediadores pró-inflamatórios que desencadeiam a infiltração de leucócitos no local inflamatório, incluindo os níveis del-1β e tnfα. Esse fenômeno parece depender da inibição da ativação do fator nuclear κb (nfκb). A andiroba possui efeito antimicrobiano relatado na literatura. Os limonóides obtidos a partir da andiroba também apresentam efeito hepatoprotetor. O chá feito a partir da planta também é tradicionalmente utilizado para tratar a febre e externamente é utilizado para tratar úlceras, parasitas e outros problemas de pele que acometem principalmente indivíduos que vivem em regiões tropicais. Estudos sobre o efeito da andiroba em processos cicatriciais mostraram resultados interessantes. Este é o caso de investigação conduzida em ratos utilizando modelos de excisão, incisão e ferida. Para conduzir o estudo os ratos foram divididos em dois grupos em cada um dos modelos testados e foram tratos com extrato hidroalcoólico de andiroba, enquanto que os ratos controle foram tratados apenas com vaselina. Os resultados mostraram uma taxa aumentada da contração da ferida, resistência a ruptura da pele e conteúdo de hidroxiprolina indicando a sua aplicação potencial na cicatrização de lesões cutâneas. Apesar do uso a andiroba na medicina tradicional e de estudos em modelos experimentais, investigações da sua aplicação clinica, principalmente em intervenções cirúrgicas estéticas ainda não foram conduzidas. Considerando que, um grande número de mulheres saudáveis realizam cirurgia plástica de mamas, investigação do quanto o óleo de andiroba poderia melhorar os processos cicatriciais poderiam ser conduzidas neste grupo de pacientes. Tal estudo também é relevante porque amplia o potencial econômico de produtos amazônicos, promovendo desenvolvimento regional.

Docentes

Responsável

Juscimar Carneiro Nunes 

Sim

   

Discente: Euler Esteves Ribeiro Filho

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Importância Da Procalcitonina No Manejo Das Complicações Infecciosas Pós-Operatórias De Cirurgias Cardíacas

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Inovações Em Cirurgia Minimamente Invasiva

Resumo: Estudar-se-á a importância da procalcitonina no manejo das complicações infecciosas pós-operatórias de cirurgias cardíacas. A cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea constitui paradigma da resposta inflamatória sistêmica sem infecção. Essa característica dificulta a discriminação de uma infecção inserida nesse contexto inflamatório exacerbado, que mimetiza um quadro séptico. Considerando que dentre todas as complicações, aquelas de origem infecciosa são muito frequentes, torna-se imprescindível o diagnóstico precoce e específico diante da sobreposição de possibilidades envolvidas e diferenças terapêuticas. Nesse contexto, a procalcitonina, um marcador laboratorial específico de processos infecciosos bacterianos pode ser uma ferramenta útil para auxiliar no diagnóstico diferencial desses grupos de doenças.

Docentes

Responsável

Juscimar Carneiro Nunes

Sim

Fernando Luiz Westphal

Não

Discente: Wendell Jackson De Macedo Caldas

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Lesão Intraepitelial Cervical De Alto Grau Em Mulheres Abaixo De 25 Anos Atendidas No Hospital Universitário Getulio Vargas (Hugv).

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: A neoplasia de colo uterino, vem ocupando o terceiro lugar entre as neoplasias malignas em mulheres no brasil. A lesão intraepitelial cervical de alto grau ou high-grade cervical intraephitelial lesion (hsil) é uma anormalidade da célula escamosa associada ao papiloma vírus humano (hpv). A infecção por certos tipos de hpv é reconhecida como um fator causal e necessário para o câncer cervical. Os estudos indicam uma idade mais jovem da sexarca e o número de parceiros sexuais aumenta o risco de infecção por hpv. Objetivo principal: identificar mulheres com idade até 25 anos com lesões hsil. Objetivos secundários: correlacionar a lesão intraepitelial cervical de alto grau com fatores epidemiológicos e comportamentais desta população e desta forma propor mudanças no rastreio do câncer de colo. Metodologia: será um estudo analítico, com consulta ao prontuário de mulheres atendidas no serviço de patologia cervical do ambulatório araújo lima, apresentando hsil no período de janeiro de 2014 a janeiro de 2018. Pretendemos demonstrar o impacto dos fatores epidemiológicos e comportamentais na transmissão e instalação da lesão precursora nesse grupo de jovens pesquisadas e assim adequar o rastreio e o diagnóstico precoce.

Docentes 

Responsável

Ione Rodrigues Brum

Sim

   

Discente: Heliamara Ferreira Maia Teles

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Manometria E Seriografia Em Pacientes Com Acalásia Idiopática Do Esôfago Submetidos À Cardiomiotomia No Hugv.

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: A acalasia do esôfago na sua forma idiopática é uma doença pouco comum, com dados de incidência global anual de 1.6 casos por 100.000 indivíduos e prevalência de 10 casos por 100.000 indivíduos, sendo homens e mulheres afetados na mesma frequência, geralmente entre os 25 – 60 anos de idade. Seu diagnóstico é firmado após a exclusão de doenças secundárias que afetem o funcionamento motor esofagiano, como a doença de chagas – principal causa na américa central e do sul. Outras patologias a serem excluídas são a aganglionose de hirchsprung, os tumores da junção esofago--‐gástrica (jeg), lesão por agentes tóxicos e medicamentos. Tem sugerido hipóteses de outras doenças como substrato para uma síndrome “acalasia--‐like” como: amiloidose, sarcoidose, neurofibromatose, esofagite esosinofílica, neoplasia endócrina múltipla tipo 2b, síndrome de sjögren, pseudo‐obstrução intestinal e doença de fabry, em que independente do fator etiológico, quando há um substrato patológico de degeneração neuronal da parede do esôfago, um distúrbio de condução manifestado por diferentes graus de disfagia e emagrecimento pode ser instalado. A acalasia primária do esôfago pode, ainda, ser a expressão inflamatória de doenças congênitas auto--‐imunes que manifestem variantes no hla--‐dq, responsável pela circulação de auto--‐anticorpos contra células ganglionares e neurônios entéricos, como na síndrome genética de allgrove, ou ser resultado de anticorpos que surgiram como resposta cruzada à determinadas infecções virais como herpes zoster e sarampo, e a síndrome desmielinizante de guillain barré, acarretando também uma denervação do plexo mioentérico de auerbach. Existem raros casos de dilatação congênita do esôfago observados em gêmeos monozigóticos com transmissão por herança genética de pai para filho em crianças descendentes de relações cossanguineas. O diagnóstico, portanto, de acalasia idiopática do esôfago se dá após os achados manométricos, endoscópicos e seriográficos de acalasia e megaesôfago e exclusão de uma origem chagásica ou causas secundárias da doença. Existem diferentes nuances na forma de destruição do plexo nervoso intramural entre pacientes idiopáticos e chagásicos; o eei se apresenta mais hipertônico na forma idiopática, e a dilatação, por vez, mais pronunciada no segundo grupo. Embora a amazônia legal não seja uma área endêmica para doença de chagas, foi identificado de forma esporádica o trypanossoma cruzi em lâminas para diagnóstico de malária. O hospital universitário getúlio vargas da universidade federal do amazonas, vem atendendo, contudo, número significativo de pacientes acometidos por sintomas e alterações radiológicas sugestivas de acalasia não atribuíveis à doença de chagas, e sem uma causa etiológica definida, com necessidade de procedimentos terapêuticos cirúrgicos ou endoscópicos, tais como a cardiomiotomia a heller, e a dilatação esofágica com balão, respectivamente, conforme o grau de evolução da doença; porém ainda não foram estudados cientificamente em relação às possíveis hipóteses etiológicas raras aventadas para essa doença, nem tampouco se conhece a longo prazo os resultados do tratamento aplicado e se houve progressão da doença, ou estabilização do quadro. Conhecer a manometria e seriografia no seguimento pós‐operatório dos pacientes com acalasia na forma idiopática permitirá verificar se há retorno ou progressão da doença e avaliar cientificamente a aplicação da técnica, comparar procedimentos e relacionar sintomas relatados e segmento do esôfago com alteração de contratilidade e propor alternativas terapêuticas.

Docentes 

Responsável

Gerson Suguiyama Nakajima

Sim

   

Discente: Dulcyane Ferreira De Oliveira

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Perfil Epidemiológico Dos Atendimentos Com Indicação Cirúrgica Por Fraturas Acidentais, De Um Serviço De Ortopedia E Traumatologia Em Urgência E Emergências Da Cidade De Manaus - Amazonas.

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: O presente trabalho terá como objetivo analisar as ocorrências e frequência de fraturas atendidas na unidade de urgência emergência no serviço de ortopedia e traumatologia do hospital e pronto socorro dr. Aristóteles platão bezerra de araújo. Desenvolver uma base epidemiológica das fraturas decorrentes de acidentes, segmento afetado, tipo de fratura (classificação ao); assim como correlacionar as fraturas com necessidade de fixação temporária imediata com o tipo de fixador utilizado no segmento lesado no intuito de minimizar o impacto econômico que representa para as unidades a permanência prolongada dos pacientes decorrentes da falta de material adequado como consequência da ênfase dada às compras de material ortopédico que na maioria das vezes não correspondem às necessidades reais, o que pode impactar na melhora do gerenciamento de compra do material e consequentemente de produtos que sejam adequados ao tipo de tratamento de correção cirúrgica no trauma, visando o bem estar e boa evolução prognostica, e significativa redução dos gastos com materiais de fixação ósseas. Apresentação do projeto: objetivo primário: - analisar o perfil epidemiológico dos atendimentos com indicação cirúrgica por fraturas acidentais, de um serviço de ortopedia e traumatologia em urgência emergências da cidade de manaus, amazonas. Objetivo secundário:1- avaliar o perfil sociodemográfico dos atendimentos de um serviço de urgência e emergência em manaus; 2- determinar a quantidade e tipo de fratura mais frequentes com indicação cirúrgica ortopédica para fixadores externos adequados ao segmento lesado atendidos na unidade de urgência emergência; 3- desenvolver uma base epidemiológica das fraturas decorrentes de acidentes, segmento afetado, tipo de fratura (classificação ao);4- avaliar os atendimentos com indicação cirúrgica ortopédica; 5- avaliar os atendimentos com indicação cirúrgica ortopédica segundo tipo de fraturas. 6- acessar os atendimentos com indicação cirúrgica ortopédica por fraturas expostas ou fechadas com fixação temporária e o tipo de fixador usado.

Docentes

Responsável

Maria Conceicao De Oliveira

Sim

   

Discente: Enrique Alberto Soto Gutierrez                                              

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Rastreamento De Câncer De Pulmão Na Cidade De Manaus

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: rastreamento de câncer de pulmão na cidade de manaus. A incidência de câncer de pulmão (cp) tem aumentado rapidamente desde o início do século xx e representa atualmente a principal causa de mortalidade por câncer no mundo. Os dados mais recentes indicam que, no brasil como um todo, o câncer de pulmão foi responsável por 22.424 mortes em 2011, afetando homens e mulheres em proporções semelhantes (razão homem/mulher de aproximadamente 1,6:1,0). O câncer de pulmão também constitui o segundo tipo mais comum de câncer (em homens e mulheres) na europa e nos estados unidos, criando uma carga enorme não apenas para o sistema de saúde mas também para a sociedade e a economia. O câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns do mundo e o seu desenvolvimento está estritamente associado consumo de tabaco, o qual é a causa de cerca de 90% de todos os casos. O tabaco é de forma independente, o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, sendo a razão de verossimilhança entre fumantes e não fumantes estimada em 10:1. Como se trata de uma neoplasia cujos sintomas geralmente aparecem apenas quando a doença já está avançada, para ser identificada em fase inicial é necessário lançar mão de exames complementares sendo a tomografia computadorizada de baixa dosagem (tcbd) um método diagnóstico eficaz em identificar as neoplasias pulmonares de forma precoce. Este estudo visa verificar a incidência de câncer pulmonar em uma população previamente exposta ao tabagismo. Serão realizadas tcbd em pacientes de quinze unidades básicas de manaus que participaram do programa municipal de controle do tabagismo. Serão avaliadas a incidência de câncer pulmonar nesta população. Esperamos quantificar os casos diagnosticados nestes participantes bem como permitir através deste rastreamento a intervenção precoce nesta neoplasia.

Docentes 

Responsável

Fernando Luiz Westphal

Sim

   

Discente: Flavio Augusto Oliva Melo

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Uso De Membranas e Plugs De Fibrina Rica Em Plaquetas E Leucócitos Como Acelerador Da Regeneração Tecidual Guiada Em Áreas De Exodontia Para Implantes Ósseos.

Data de início: 14/08/2017

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Respostas Do Paciente Cirúrgico Ao Emprego De Fármacos, Biomateriais E Nutrientes.

Resumo: Devido a ampla gama de pesquisas e artigos científicos na busca pela excelência na regeneração tecidual guiada (óssea e tissular), esse trabalho visa investigar a influência dos fatores presentes no concentrado de fibrina rica em plaqueta e leucócitos, em alvéolos pós-exodontia. Objetivos: observar se o concentrado de fibrina rica em plaquetas e leucócitos estimula a aceleração na regeneração óssea, em nível histológico, através dos seus fatores de crescimento, e se há diminuição no tempo de espera entre a remoção dos dentes e a instalação de implantes osseointegrados, bem como se há uma alteração na reabsorção óssea em procedimentos de enxertia com a fibrina concentrada com plaquetas e leucócitos, além de avaliar se há aceleração, em nível histológico, na regeneração tecidual óssea. Métodos: serão avaliados um total de 40 pacientes, com um grupo controle de 20 pacientes, que serão submetidos a procedimentos de extração de elementos dentários ou restos radiculares desses elementos, após avaliadas as características de inclusão e exclusão, onde será incluído no alvéolo o concentrado de fibrina rica em plaquetas e leucócitos, e será acompanhado por um período de três meses, quando será realizada a reabertura do sítio enxertado para a instalação de implantes, e um fragmento ósseo será removido com uma broca, sem prejuízo ao sítio receptor do implante ou ao paciente, e o mesmo será analisado histologicamente para checar o padrão de crescimento ósseo. Resultados esperados: esperamos encontrar uma aceleração na maturação óssea, e por conseguinte melhora na qualidade do osso, após avaliação histológica, no grupo de pacientes onde foi utilizado o concentrado de fibrina, indicando que os fatores de crescimento e os leucócitos presentes no concentrado possuem características determinantes para uma melhor e mais rápida neoformação óssea.

Docentes 

Responsável

Giorge Pessoa De Jesus 

Sim

   

Discente: Rafael Reis De Souza

 

Situação:

Em andamento

 

Projetos Científico-Tecnológicos – Turma 2016

Título: Acompanhamento E Orientações Dos Pacientes Ortopédicos No Perioperatório.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Entre procedimentos eletivos e emergenciais destacam-se o ocorrência de i infecções pós alta hospitalar. Sabe-se que no meio assistencial à rotina hospitalar, o momento da alta médica é marcado sempre pelas orientações dadas pelos médicos aos pacientes. Repassadas de forma verbal, acompanhadas por um receituário médico com prescrição de medicamentos e um encaminhamento para uma unidade de apoio, notadamente estas orientações, na maioria das vezes não são seguidas de forma satisfatória tornando-se um fator de interferência para um pronto reestabelecimento do paciente que por sua vez necessita de orientações cientificas na linguagem explicativa dos diferentes grupos do nível de conhecimento. Objetivo Geral - Desenvolver um manual de procedimentos explicativos para os pacientes ortopédicos , com abordagem sobre os cuidados a serem seguidos em suas residências após receberem alta hospitalar. Objetivos Específicos - Acompanhar os pacientes no período pré-operatório. Despertar a atenção e os cuidados aos pacientes no momento de sua recuperação. Favorecer a redução de complicações após a realização de cirurgias ortopédicas.

Docentes

Responsável

Jonas Byk

Sim

Miriam Da Silva Rocha

Não

Discente: Suzy Damasceno Pedrosa Lopes

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Análise Da Qualidade De Vida E Sexualidade Das Pacientes Antes E Após Tratamento De Prolapso Dos Órgãos Pélvicos.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: O prolapso de órgãos pélvicos (pop) é uma queixa muito comum nos ambulatórios de ginecologia, sendo considerado um problema de saúde que afeta mulheres de todo o mundo, com risco estimado entre 11 e 19% de necessidade de um procedimento cirúrgico para corrigir essa condição. Apesar de raramente resultar em morbidade e mortalidade significativas, pode reduzir drasticamente a qualidade de vida e sexualidade da paciente. Portanto, é uma condição de grande importância no contexto da assistência à saúde da mulher. Dados estatísticos recentes apontam para um envelhecimento crescente da população, com aumento significativo do número de mulheres com idade mais avançada. No brasil a expectativa de vida é 75 anos de idade havendo estimativa de atingir 80 anos em 2050 (ibge). Tal situação está inevitavelmente associada a um maior número de pop. A presença do pop altera, indubitavelmente, todos os aspectos da vida da mulher e o comprometimento da capacidade e habilidade para execução de atividades de rotina. As alterações da integridade físico-emocional são relatadas por essas mulheres que percebem uma drástica diminuição da qualidade de vida e comprometimento da vida sexual (jelovsek, 2006). Objetivo Geral - Avaliar a qualidade de vida e a sexualidade de mulheres portadoras de pop, antes e quatro meses após o tratamento cirúrgico no hospital universitário getúlio vargas na cidade de Manaus. Objetivos Específicos - Mensurar a frequência de pop em pacientes submetidos a tratamento cirúrgico no hospital universitário getúlio vargas na capital do estado do amazonas. Comparar os resultados obtidos com os valores de corte já definidos na literatura medica. Determinar o tratamento adequado de acordo com o perfil avaliado das mulheres da região estudada.

Docentes

Responsável

Ione Rodrigues Brum

Sim

Riselda Vinhote

Não

Discente: Celio Henrique De Melo

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Análise Do Perfil Epidemiológico Das Pacientes Com Carcinoma Localmente Avançado Submetidas A Quimioterapia Neoadjuvante Num Hospital De Referência Em Câncer No Amazonas.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: O câncer de mama é uma das principais causas de morte por neoplasias no mundo. No Brasil, sem considerar tumores de pele não melanoma, é o que mais mata entre mulheres, excetuando a região norte, onde é o segundo mais incidente. Para o amazonas, estimou-se 440 casos novos para 2016, destes, 380 para a cidade de Manaus. Devido ao difícil controle da doença local e à distância, a terapia neoadjuvante emergiu como tratamento padrão em tumores avançados. Pretende-se traçar o perfil epidemiológico das pacientes com câncer de mama localmente avançado atendidas na fundação centro de controle de oncologia do estado do amazonas (fcecon), candidatas a terapia neoadjuvante, levando a uma melhor compreensão da patologia nessas pacientes, avaliando as características sociodemográficas desta região, levando a um melhor entendimento do diagnóstico tardio e permitindo avaliar a resposta tumoral à quimioterapia neoadjuvante utilizada. Objetivo Geral - Estudar as pacientes com carcinoma localmente avançado de mama submetidas a terapia neoadjuvante na fcecon durante um período de 12 meses. Objetivos Específicos - Analisar o perfil epidemiológico das pacientes. Avaliar a resposta tumoral aos diferentes tipos de terapia neoadjuvante empregados. Descrever a terapia cirúrgica empregada após tratamento neoadjuvante.

Docentes

Responsável

Ione Rodrigues Brum

Sim

   

Discente: Agnaldo Barroso Dos Santos

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Avaliação Da Fixação Das Fraturas Transtrocantéricas Instáveis Com Sistema Dinamyc Hip Screw, Com Acesso Minimamente Invasivo.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: A fratura transtrocantérica é uma entidade nosológica típica de pacientes idosos e sua incidência é crescente, devido ao aumento expectativa de vida da população mundial, graças à melhoria da qualidade de vida, o que torna essa fratura um dos principais problemas de saúde pública relacionados à ortopedia e traumatologia. O elevado grau de diminuição de massa óssea na população idosa favorece o aparecimento de fraturas por traumas de baixa energia, sobretudo as do quadril. Apesar de representarem menos de 20% das fraturas do esqueleto osteoporótico, as fraturas transtrocantéricas são grande impacto, já que seu tratamento é eminentemente cirúrgico. As comorbidades clínicas, próprias desta população, ainda ajudam a aumentar consideravelmente a sua morbidade, sendo que os índices de mortalidade chegam a aproximadamente 30%, no primeiro ano de seguimento. O tratamento ideal dessa condição é o cirúrgico e a técnica escolhida de fixação deve ser reprodutível, pouco agressiva, com bons resultados funcionais e com baixas taxas de complicação. A fixação dessas fraturas com o sistema dynamic hip screw® (dhs) ganhou diversos adeptos no mundo todo, devido seu elevado grau de eficácia, permanecendo até os dias atuais como um dos métodos preferidos pela maioria dos autores no mundo inteiro. Sua instalação, entretanto requer uma via de acesso agressiva na face lateral do quadril. Objetivo Geral - Avaliar comparativamente os parâmetros pós-operatórios imediatos (hematimetria, taxa de elevação de provas inflamatórias e grau de dor) e tardios (grau de mobilidade) dos pacientes idosos submetidos a fixação de fraturas transtrocantéricas com sistema dhs, por acesso minimamente invasivo e acesso lateral de hardinge. Objetivos Específicos – Comparar: o tempo cirúrgico entre as técnicas de fixação; o tempo de permanência hospitalar dos pacientes, o tip-apex distance (posicionamento da ponta do parafuso deslizante em relação ao ápice da cabeça femural), grau de qualidade de vida dos pacientes.

Docentes

Responsável

Fernando Luiz Westphal

Sim

Jonas Byk

Não

Discente: Eduardo Lima De Abreu

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Avaliação Da Prática De Punção Venosa Central Guiada Por Ultrassonografia Em Manaus/Am.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Inovações Em Cirurgia Minimamente Invasiva.

Resumo: A punção de veias centrais para instalação de catéteres é considerada hoje um procedimento comum em hospitais. Catéteres em veias centrais tem várias funções que estão relacionados ao manuseio clínico de pacientes graves. Apesar dos benefícios, o procedimento de punção venosa central para instalação de catéteres apresenta riscos significativos como: falha em estabelecer o acesso venoso; mal posicionamento do catéter; punção arterial; hematoma subcutâneo; pneumotórax e hemotórax. A ultrassonografia surgiu nas últimas décadas como opção para guiar a punção venosa central e a instalação de catéteres venosos centrais, mas apesar da evidência científica a favor do uso desta tecnologia, principalmente na redução de complicações e aumento das taxas de sucesso, este recurso ainda não é utilizado de forma sistemática em muitos lugares do mundo. Mesmo onde o aparelho se encontra à disposição, as taxas de uso do ultrassom para esta finalidade ainda são baixas. Nossa pesquisa visa investigar os médicos que realizam este procedimentos para entender os motivos destas taxas. Objetivo Geral - Aferir a porcentagem de uso do ultrassom para guiar punções venosas centrais em manaus/am.  Objetivos Específicos - Identificar quais fatores dificultam o uso da ultrassonografia para guiar punções venosas centrais. Comparar o uso da ultrassonografia entre médicos residentes e especialistas. Identificar quais situações clínicas estimulariam os médicos a utilizar a punção guiada por ultrassonografia.

Docentes

Responsável

Juscimar Carneiro Nunes

Sim

   

Discente: Anfremon D Amazonas Monteiro Neto

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Avaliação Da Qualidade De Vida Dos Pacientes Nefropatas Crônicos Nas Diversas Modalidades De Acesso Vascular Para Hemodiálise No Estado Do Amazonas.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: A doença renal crônica em estágio final (drcef) se tornou um problema de saúde pública. Estimativas da sociedade brasileira de nefrologia indicam que no brasil há 100.397 pacientes em hemodiálise, com um aumento de 135% no número de casos de 2000 a 2013 (censo da sbn, 2013). O estudo visa a elaboração de uma panorama atual acerca da percepção da qualidade de vida dos pacientes nefropatas em estágio terminal, dependentes de hemodiálise, no estado do amazonas, em relação aos diversos acessos vasculares possíveis a fim de oferecer a interface que possibilita a terapia de substituição renal. A partir dos resultados poderemos entender melhor as necessidades desse grupo populacional e traçar medidas para tentar ao menos diminuir o sofrimento enquanto aguardam a terapia supostamente definitiva, o transplante renal.

Docentes

Responsável

Denise Machado Duran Gutierrez

Sim

   

Discente: Enio Barreto Carneiro

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Cirurgia Segura: Facilidades E Dificuldades Enfrentadas Para A Implantação Pela Equipe Cirúrgica Na Cidade De Manaus.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: A segurança do paciente compromete-se em oferecer um cuidado livre de danos ou de lesões acidentais durante a prestação de assistência à saúde. A partir de 2004 foi observada a expressiva necessidade pela organização mundial da saúde (oms) com a segurança do paciente lançou a “aliança mundial para segurança do paciente”, que visa à conscientização para melhora da segurança dos cuidados, além do desenvolvimento de políticas e estratégias na atenção à saúde. Perante o exposto está pesquisa justifica-se, e ainda pelo fato de haver preocupação com a segurança do paciente cirúrgico por organizações governamentais e por instituições de saúde particulares, percebe-se um número crescente de estudos acerca do assunto, porém ainda incipiente no brasil, principalmente na cidade de manaus. Objetivo Geral - Verificar a implantação da cirurgia segura nos hospitais da cidade de manaus. Objetivos Específicos: - Conhecer as facilidades e as dificuldades da equipe cirúrgica para a implantação da cirurgia segura. Contribuir para o desenvolvimento da implantação do protocolo universal da segurança do paciente cirúrgico. - estimular adesão do “check list” de cirurgia segura pela equipe cirúrgica.

Docentes

Responsável

Ivan Tramujas

Sim

Miriam Da Silva Rocha

Não

Discente: Alex Mariano Rosa Da Silva

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Comparação Entre Safenectomia E Termoablação De Veia Safena Interna Para O Tratamento Da Insuficiência Venosa Crônica Dos Membros Inferiores.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Inovações Em Cirurgia Minimamente Invasiva

Resumo: Atualmente, a safenectomia ainda é considerada o padrão ouro no tratamento da insuficiência da junção safeno-femoral (jsf) associada à insuficiência da veia safena interna. A safenectomia (fleboextração da veia safena interna) parcial ou total, pode resultar em dor significativa no pós-operatório, pode resultar em parestesias devido à lesões neurológicas, e hematomas extensos, resultando em aumento do período de recuperação pós-operatória, com prejuízo ao retorno de suas atividades laborais. Técnicas recentes, com propostas minimamente invasivas e mais eficientes, visam a oclusão das veias insuficientes, principalmente a veia safena interna, por ação térmica (radiofrequência ou endolaser), reduzindo o trauma cirúrgico, e consequentemente, reduzindo o tempo de cicatrização e recuperação pós-operatória, com retorno precoce às atividades laborais. O uso da termoablação por radiofrequência ou endolaser possibilita, por ser minimamente invasivo, a realização em ambiente não hospitalar, às vezes, sob anestesia local, quando restrito ao tratamento exclusivo da veia safena interna, sem crossectomia e ligadura de tributárias. E consequentemente, melhor recuperação pós-operatória e menor tempo para retorno às atividades laborais. Objetivo Geral - Comparar os dois métodos para o tratamento dos pacientes portadores de varizes primárias dos membros inferiores (classes clínicas ceap c2 a c5), associadas a insuficiência de veia safena interna, determinando a evolução clínica baseada nos resultados em relação à melhora na qualidade de vida e na severidade da incapacidade venosa após o tratamento nos dois grupos. Objetivos Específicos - Avaliar a presença de refluxo na veia safena interna, a oclusão imediata e tardia da veia safena interna nos pacientes submetidos à termoablação. Comparar os efeitos colaterais e suas complicações após o tratamento.

Docentes

Responsável

Luiz Carlos De Lima

Sim

Fernando Luiz Westphal

Não

Discente: Marcos Velludo Bernardes

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Correlação De Zinco Plasmático Com Estado Nutricional E Cicatrização Em Pacientes Submetidos À Cirurgia Do Aparelho Digestivo.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Respostas Do Paciente Cirúrgico Ao Emprego De Fármacos, Biomateriais E Nutrientes.

Resumo: O zinco é o segundo elemento traço mais abundante no nosso organismo, foi descoberto como nutriente dietético essencial em 1961. Embora seja um dos minerais traço mais frequentes, não há reserva deste nutriente no organismo5. A carência desse elemento pode levar a alterações metabólicas que afetam não só a cicatrização superficial, mas também a cicatrização de anastomoses e feridas cirúrgicas por estar envolvido na produção de proteínas, colágeno e replicação celular. A importância do estado nutricional pré-cirúrgico com a oferta adequada de nutrientes refere-se à redução dos riscos de complicações no pós-cirúrgico1. Por estes motivos, é necessário identificar a dose e a forma correta de administração de cada nutriente, para prevenir e minimizar os riscos cirúrgicos. Assim, a identificação da relação entre a dosagem de zinco, estado nutricional e tempo de cicatrização pode auxiliar na elaboração de protocolos pré e pós-cirúrgicos a fim de otimizar os resultados e o prognóstico de pacientes.

Docentes

Responsável

Gerson Suguiyama Nakajima

Sim

Rosane Dias Da Rosa

Não

Discente: Veronica Chasse Thurler Micchi

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Estudo Comparativo Do Uso De Clonidina Administrada Por Via Venosa, Versus Subaracnóidea, Em Pacientes Submetidos À Colecistectomia Videolaparoscópica

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Respostas Do Paciente Cirúrgico Ao Emprego De Fármacos, Biomateriais E Nutrientes.

Resumo: O tipo de ato cirúrgico condiciona a intensidade e o tempo de dor pós-operatória com maior associação ao local operado do que a gravidade do procedimento, obedecendo a seguinte ordem decrescente de dor: cirurgia torácica, abdominal superior, abdominal inferior, ortopédica e as cirurgias periféricas (bazanessi, 2006). As cirurgias de abdome superior, como as colecistectomias videolaparoscópicas, têm como característica básica diminuir a agressão e consequente trauma cirúrgico, com uma menor repercussão orgânica, representada por menor reação metabólica, inflamatória e imunológica quando comparada a uma cirurgia aberta. Ainda assim apresentam uma intensidade de dor cirúrgica considerada grave e alguns estudos demonstram que as técnicas anestésicas podem influenciar a resposta ao estresse cirúrgico e à dor (blazier, 2010), a aplicação de um conceito de analgesia multimodal indica a escolha de fármacos de classes diferentes que agem de modo simultâneo (vaz, 2005). Nesses últimos anos tem se desenvolvido na anestesiologia o uso das propriedades analgésicas dos agonistas alfa 2 adrenérgicos, como a clonidina, com propriedades que incluem: a melhora da estabilidade hemodinâmica perioperatória, redução das necessidades dos agentes anestésicos, o tratamento dos tremores pós-operatórios, o reforço do bloqueio dos anestésicos locais e um efeito na analgesia pós-operatória (petrolli, 2011). Objetivo Geral - Avaliar o emprego de analgesia multimodal no controle da dor pós-operatória de pacientes submetidos à colecistectomia por videolaparoscopia (cvl). Objetivos Específicos - Comparar as atividades analgésicas da clonidina intratecal e intravenosa com a do emprego do tramadol endovenoso em pacientes submetidos à cvl. Investigar se há menor emprego de drogas anestésicas nos pacientes em que a clonidina foi empregada. Determinar as complicações advindas do emprego da clonidina na analgesia de pacientes submetidos à cvl. Referências 1-bassanezi, betina; oliveira filho, antônio. Analgesia pós-operatória. Rev. Col. Bras. Cir. V. 33, n. 2. Rio de janeiro, mar-abr. 2006. Disponível em < http://www.scielo.br >. Acesso em 16 de julho de 2016.   2-blazier, kenneth. Dor. In: manual de anestesiologia clínica. 4. Ed. Bibliomed, 2010. Disponível em: < http:// www.bibliomed.com.br >. Acesso em 15 de julho de 2016. 3-petroli, carla amado. Clonidina como adjuvante no neuroeixo. Revista spa-sociedade paranaense de anestesiologia, n. 7, p 14-16, ago-dez, 2011. 4-vaz, josé machado; vaz, márcia charneca. Fisiopatologia da dor pós-operatória. Educação médica continuada do colégio brasileiro de cirurgiões (cbc). Rio de janeiro, v. 1, n. 2, set-out, 2005.

Docentes

Responsável

Juscimar Carneiro Nunes

Sim

Cinthya Iamile Frithz Brandao

Não

Discente: Christiane Rodrigues Da Silva

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Estudo Do Perfil Microbiológico E Resistência Bacteriana Do Pé Diabético Infectado No Hospital De Referencia Do Amazonas.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo:  O mundo atual passa por uma epidemia de diabetes melittus (dm). Estima-se que hoje há cerca de 387 milhões e que alcance 471 milhões ate 2035. Acredita-se que em 2014 existiam 11,9 milhões de pessoas entre 20-79 anos com dm no brasil, podendo alcançar 19,2 milhões em 2035 (novas diretrizes da sociedade brasileira de diabetes 2015 ). No brasil, são estimadas, em um modelo hipotético para uma população de 7,12 milhões de pessoas com dm, 484.500 úlceras, 169.600 admissões hospitalares e 80.900 amputações, das quais para 21.700 o desfecho seria a morte (novas diretrizes da sociedade brasileira de diabetes 2015 ). Pacientes com dm possuem uma probabilidade de 15-25% de apresentarem úlceras infectadas ao longo da vida, sendo esta uma das complicações mais comuns e grave do dm (lipsky 2012). Todas as feridas são colonizadas, o diagnóstico de infeção é clinico, caracterizado pela presença de secreções purulentas ou de pelo menos dois sinais ou sintomas precursores de infecção (eritema, calor, dor, enduração) (lipsky 2012). As infecções estão associadas com aumento da frequência e tempo de internação, risco de amputação dos membros inferiores e de óbito, gerando alto custo para o sistema de saúde (mills 2014). A classificação da gravidade determina o esquema empírico do antibiótico (tabela-1), assim como a necessidade de internação hospitalar e procedimento cirúrgicos (tabela-2) (califa 2011). Assim que considerada infectada deve se realizar coleta de material para cultura e antibiograma. O tratamento antibiótico definitivo baseia-se na resposta clínica do paciente, assim como também nos resultados das culturas e sensibilidade aos antibióticos dos agentes patógenos isolados. O paciente deve ser reavaliado apos 24-72 horas para avaliar a resposta e para modificar o regime de antibióticos, indicado pelo resultado da cultura e antibiograma. A realização rotineira de culturas teciduais em um determinado serviço, permite o conhecimento da microbiota de uma determinada região, e mais ainda de um determinado hospital, contribuindo de forma decisiva para a escolha do antibiótico mais adequado, o que impacta diretamente no sucesso dos tratamento das lesões (califa 2011). Obtendo assim o conhecimento dos germes prevalentes nos pés diabéticos internados no hospital de referência do estado do amazonas, hospital pronto socorro 28 de agosto. Objetivo Geral - Identificar o perfil microbiológico e de resistência antimicrobiana no pé diabético dos pacientes admitidos no hospital pronto socorro 28 de agosto, instituição de referência do estado do amazonas. Objetivos Específicos - Identificar o perfil clínico de acordo com as classificações de gravidade; comparar o uso de antibiótico empírico com os resultados de cultura e antibiograma coletados. Relacionar a classificação de gravidade com taxa de amputações. Correlacionar o perfil socioeconômico com os achados. Referências 1- novas diretrizes da sociedade brasileira de diabetes. Rio de janeiro: ac farmacêutica, 2015 . Disponível em: <http://www.diabetes.org.br>. Acesso em: 02/12/2016. 2- lipsky, benjamim a; berendt anthony r; cornia paul b; infectious diseases society of america clinical practice guideline for the diagnosis and treatment of diabetic foot infections. Clinical infectious diseases, v. 54, n.12, p.132-173, jun. 2012. 3- mills, joseph l; conte, michael s; armstrong, david g; pomposelli, frank b; schanzer, andres; sidawy, anton n; andros george. The societyfos vascular surgery lower extrmity theatened limb classification system: risk stratification based on wound, ischemia, and foot infection (wifi). Jornal vascular surgery, v. 59, n. 2, p .220-234, jan. 2014. 4- califa, jackson silveira; castro, aldemar araujo; fidelis, cícero; santos vanessa prado; silva erasmo simão da. Atenção integral ao portador de pé diabético. Jornal vascular brasileiro, v. 10, n. 4, sp. 2.out. 2011.

Docentes

Responsável

Ivan Tramujas

Sim

Leonardo Pessoa Cavalcante

Não

Discente: Denisson Guedes Pontes                                                     

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Infecção Do Sítio Cirúrgico E Fatores De Risco Relacionados Num Hospital De Ensino Do Amazonas: As Responsabilidades Da Equipe Cirúrgica E A Aplicabilidade De Ações De Intervenção Ritualistica.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Partindo de um caso particular de infecção de sítio cirúrgico ocorrido comigo em um hospital público de ensino, que me causou uma lesão permanente e um dano irreparável, observei o eminente risco no qual o paciente é submetido ao ser analisado por acadêmicos e residentes, mesmo objetivando o aprendizado que muitas vezes não oferecem segurança ao paciente, não somente com vistas nos processos infecciosos, mas do compromisso de meus pares com a prevenção aos danos ao paciente exposto ao risco de infecção. Objetivo Geral - Identificar os fatores de risco relacionados à infecção de sitio cirúrgico (isc), durante o período pré-operatório em um hospital de ensino de Manaus (am). Objetivos Específicos - Analisar as evidências e prevalências em infecção de sítio cirúrgico, relacionando os principais fatores de risco. O conhecimento/envolvimento da equipe cirúrgica em relação ao serviço de controle de infecção hospitalar, protocolos de segurança do paciente-cirurgia segura. 2. Implementar medidas educativas que alcancem todos os profissionais atuantes da equipe cirúrgica, buscando não somente a sensibilização, mas a minimização e o comprometimento na aplicação do conhecimento na prática profissional no combate à infecção e o processo de reabilitação cirúrgica na construção de um novo modelo de ações preventivas para redução dos gastos econômicos e a eficácia nos registros de ocorrências a pacientes internados.

Docentes

Responsável

Ione Rodrigues Brum

Sim

   

Discente: Rosemeyre Donato De Brito Caldas

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Levantamento Epidemiológico De Fístula Liquórica Em Cirurgia Craniana

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Durante a realização de uma cirurgia craniana, é de extrema importância, a realização de um fechamento adequado da dura máter. As fístulas liquóricas tendem a aumentar a morbidade, prolongamento do tempo de internação, revisão cirúrgica e aumento dos custos, assim como a possibilidade de revisões cirúrgicas. A incidência de fístula liquórica varia com relação a localização da cirurgia, mas pode depender de outros fatores. O serviço de neurocirurgia do hospital universitário Getúlio Vargas, é o único hospital da nossa região, público, a realizar neurocirurgias eletivas. Apesar de ser pioneiro e ter que resolver tal demanda, não possui ainda dados específicos ou análise sobre a incidência de fístula liquórica em nossa população, o que pode resultar em formulação de políticas que diminuam essas complicações. Objetivo Geral - Fazer um levantamento epidemiológico da ocorrência de fístulas liquóricas em craniotomias realizadas no serviço de neurocirurgia do hospital universitário getúlio vargas – hugv/ufam. Objetivos Específicos - Coletar dados clínicos, nos prontuários, dos pacientes que serão submetidos a craniotomias. Verificar qual técnica cirúrgica foi utilizada para fechamento da fístula. Avaliar possíveis fatores de riscos para ocorrência da fístula.

Docentes

Responsável

Giorge Pessoa De Jesus 

Sim

Ione Rodrigues Brum

Não

Discente: Denis Esteves Raid

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Perfil Anatomopatológico E Imunohistoquímico Das Pacientes Com Câncer De Mama Atendidas Na Fcecon.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Câncer de mama é a neoplasia mais frequente na população feminina mundial. Para o brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres, sendo a principal causa oncológica de óbito feminino no país. (inca,2016) . Um dos principais desafios em pacientes com câncer de mama é a melhor forma de avaliar e predizer a repercussão clínica da doença para que o tratamento mais apropriado possa vir a ser utilizado. A expressão dos receptores hormonais receptores de estrogênio (re) e receptores de progesterona (rp) e a superexpressão ou amplificação do fator de crescimento humano epidérmico receptor-2 (her2) foram identificadas como importantes fatores preditivos entre as pacientes com câncer de mama. Atualmente esses marcadores são comumente usados para definição do tratamento e estabelecimento do prognóstico da doença, associados a variáveis clinicas e patológicas. (carvalho et al., 2014) (cintra et al., 2012). Sabendo-se do grande número de pessoas que possuem esta doença no brasil e no mundo, e do advento de tecnologias que permitem o melhor entendimento da biologia tumoral e a melhor indicação de formas terapêuticas, existe a necessidade de estudos locais para conhecer a situação atual da doença em nosso estado assim como um melhor entendimento da distribuição da mesma dentre as mulheres amazonenses. Objetivo Geral - Descrever os subtipos imunohistoquímico dos cânceres de mama atendidas na fundação centro de controle de oncologia do estado do amazonas (fcecon) que possuem registro no laboratório de patologia daquela instituição. Objetivos Específicos - Descrever a classificação histopatológica dos casos da casuística. Descrever o perfil epidemiológico (idade e sexo) dos pacientes da casuística segundo o status histopatológico e imunoistoquímico.

Docentes

Responsável

Ione Rodrigues Brum

Sim

   

Discente: Bruno Moncao Paolino

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Perfil Clínico-Epidemiológico Do Melanoma Acral Lentiginoso Em Pacientes Atendidos Na Fcecon-Am.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: O melanoma cutâneo é uma neoplasia agressiva, cuja incidência vem crescendo mundialmente nas últimas décadas. Dentre seus subtipos mais comuns , o melanoma acral lentiginoso é mais frequente em populações não-caucasianas , as quais predominam no estado do amazonas. Esses casos costumam ser diagnosticados em fases avançadas, de pior prognóstico. No entanto, dados concretos sobre a epidemiologia deste subgrupo de pacientes não existem no amazonas, dificultando elaboração de ações de saúde eficazes no diagnóstico precoce desta doença. Objetivo Geral - Identificar o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes com melanoma acral lentiginoso tratados na fundação cecon, no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2017. Objetivos Específicos - Obter um banco de dados de pacientes com melanoma acral lentiginoso, através de levantamento de prontuários na fundação cecon-am. Elaborar o perfil clínico e epidemiológico destes pacientes. Correlacionar a evolução clínica com o perfil histopatológico. Levantar hipóteses sobre possíveis causas de diagnóstico tardio e demora no atendimento especializado. Identificar áreas de atuação de saúde pública com intuito de modificar a história natural destes pacientes, através de diagnóstico precoce.

Docentes

Responsável

Maria Conceicao De Oliveira 

Sim

Bruno Bellaguarda Batista

Não

Discente: Andre Luiz Domingues

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Perfil Epidemiológico E Índice De Satisfação Na Clínica Ortopédica Da Fhaj- Manaus-Am

Data de início: 25/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Objetivo Geral - Analisar o perfil epidemiológico e o grau de satisfação dos pacientes ortopédicos na fundação hospital adriano jorge (fhaj). Objetivos específicos - Caracterizar o perfil sociodemográfico. Identificar o grau de prevalência entre os gêneros. Identificar a faixa etária de maior prevalência e os motivos dos resultados. Aplicar um protocolo para avaliação da satisfação dos pacientes internados. Analisar as possíveis relações entre o perfil epidemiológico e índices de satisfação no tratamento. Oferecer substratos para atuação especifica da gestão da fhaj. Criar formulário de informações do serviço de ortopedia para possíveis ações de saúde.

Docentes

Responsável

Nazare Maria De Albuquerque

Sim

   

Discente: Alfredo Honorio De Valois Coelho

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Prevalência De Interações Medicamentosas Em Pacientes Pós-Cirúrgico De Revascularização Na Unidade De Terapia Intensiva Do Hospital De Referência Da Região Norte.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Respostas Do Paciente Cirúrgico Ao Emprego De Fármacos, Biomateriais E Nutrientes.

Resumo: A doença arterial coronariana (dac) é uma das causas que mais matam no brasil e também nos países desenvolvidos, atingindo pessoas entre os 50 e 64 anos, levando a cerca de 36% dos óbitos nesta faixa e por 42% naqueles acima de 65 anos. A dac ocorre em maior frequência quase sempre pela obstrução da artéria coronária por placas de ateroma e geralmente acomete indivíduos com estenose das artérias epicárdicas. Para a reversão deste quadro realiza-se a revascularização do miocárdio (rm), uma das mais frequentes cirurgias realizadas em todo o mundo. Dentre o pós-operatório das cirurgias cardíacas, em especial a de revascularização do miocárdio, é utilizada a terapêutica com polimedicamento, fundamental na recuperação pós-cirúrgica em uti. As técnicas terapêuticas de multifarmácia, se aplicadas com os devidos monitoramentos, contribui para a redução do tempo de internação hospitalar, e na prevenção de complicações decorrente do ato cirúrgico. Neste contexto as interações medicamentosas (im) são uma das variáveis que afetam o resultado terapêutico e, quanto maior o número de medicamentos que o paciente recebe, maior a possibilidade de ocorrência da mesma. A frequência das interações clinicamente importantes (benéficas ou não) é desconhecida, e a recomendação de que seja dada maior relevância ao tema é o fator intrínseco desta pesquisa com o desenvolvimento de sistemas de apoio aos profissionais médicos no exercício da terapêutica farmacológica em uti a fim de reduzir os efeitos adversos indesejados e selecionar as beneficies das interações medicamentosas nestes pacientes. Objetivo Geral - Verificar a prevalência das potenciais das interações medicamentosas na uti do hospital universitário francisca mendes (hufm) - referência em cirurgia de revascularização no amazonas. Objetivos Específicos - Identificar o perfil das interações de maior frequência entre os fármacos utilizados na uti do hufm. Avaliar a influência dos intervalos de administração quando a potenciais interações. Analisar a significância clínica das interações medicamentosas em pacientes pós-cirúrgicos. Classificar as interações de acordo com a gravidade e significância. Elaborar cartilha de orientação para equipe multiprofissional.

Docentes

Responsável

Jonas Byk

Sim

Cinthya Iamile Frithz Brandao

Não

Discente: Heleno Lima Serrao

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Protocolo De Cuidados Padronizados Com Dreno De Tórax Do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

Data de início: 15/08/2016

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: No brasil, o trauma é considerado uma das doenças que mais mata por ano, só em 2014 foram 156.942 óbitos por causas externas, só na região norte foram 13.699 e destes 2721 no estado do amazonas. Essa quantidade de óbitos reflete um alto número de internações hospitalares por pacientes vítimas de trauma. Esforços empregados para minimizar a morbimortalidade desses pacientes são essenciais. Assim pretendemos desenvolver um programa de melhoria de atendimento em trauma, específico para pacientes com trauma torácico e que são submetidos a drenagem fechada de tórax. Esse protocolo irá abranger, por exemplo, uso racional dos antibióticos com antibiótico-profilaxia em dose única com 2g de cefazolina ev, técnica cirúrgica padronizada e preconizada pelo advanced trauma life support – atls, preferência por internação em enfermaria, indicação e realização de fisioterapia respiratória duas vezes ao dia, analgesia multi-modal aos pacientes durante o tratamento com dreno de tórax, alta hospitalar com orientações e agendamento de consulta ambulatorial (abreu,2015). Objetivo Geral - Implantar esse protocolo de cuidados padronizados com dreno de tórax no hospital delphina rinald abdel aziz, após a validação dos profissionais da cirurgia geral, enfermagem e fisioterapia. Objetivos específicos - Descrever a técnica cirúrgica padronizada, inclusive com pequenos detalhes como o método de fixação e retirada do dreno de tórax. Estimular o uso da antibiótico-profilaxia. Instruir quanto ao melhor local para internação dos pacientes. Demonstrar a importância da fisioterapia respiratória nos pacientes com dreno de tórax. Orientar quanto ao agendamento de consulta de retorno ambulatorial. Abreu, emanuelle maria sávio, et al. Impacto de um protocolo de cuidados a pacientes com trauma torácico drenado. Rev. Col. Bras. Cir. Rio de janeiro. V. 42, n. 4, p. 231-237, jul./ago. 2015. Batalden, paul; davidoff, frank. What is “quality improvement” and how it transform healthcare? Quality and safety in health care. V.16, n.1, p. 2-3, feb. 2007. Oms. Agency for healthcare research and quality (ahrq). Appraisal of guidelines for research and evaluation (agree). National guideline clearinghouse (ngc). Disponível em :,<https://guideline.gov/syntheses/index>. Acesso em : 27/01/2017.

Docentes

Responsável

Fernando Luiz Westphal

Sim

Rossiclei De Souza Pinheiro 

Não

Discente: Bruno Jose Da Costa Medeiros

 

Situação:

Em andamento

 

Projetos Científico-Tecnológicos – Turma 2015

Título: Perfil Pedagógico Da Residência Médica Em Anestesiologia Da Cidade De Manaus.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Desenvolvimento E Análise De Tecnologias E Processos De Ensino-Aprendizagem Em Ambientes Cirúrgicos.

Resumo: Objetiva-se, com este trabalho, descrever o perfil de formação profissional dos preceptores do programa de residência médica em anestesiologia, bem como, a percepção que possuem sobre a sua prática educativa. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo-exploratório. O estudo foi realizado em três instituições de ensino que oferecem o programa de residência médica em anestesiologia na cidade de manaus – am. Os dados foram coletados por meio de um instrumento contendo informações sociodemográficas; um questionário validado, com foco na percepção dos preceptores acerca da preceptoria e do seu papel nos processos educacionais em cenários de prática; acrescido de uma questão versando sobre o modelo pedagógico adotado pelos preceptores participantes da pesquisa. A amostra do estudo foi composta por um maior percentual de preceptores do sexo feminino (60%), assistenciais (90%) e com maior titulação em residência médica (96,6%). Dados preliminares do estudo apontam que um percentual expressivo dos preceptores (80%) informou não ter recebido formação pedagógica para desenvolver a preceptoria e não ter participado de espaços de discussão da integração ensino serviço. A falta de apoio da chefia, reconhecimento e remuneração para função de preceptor também foram destacados como pontos de maior percepção negativa. Os participantes do estudo relacionaram a presença do estudante no serviço à melhoria da qualidade da assistência, por perceber a necessidade de busca constante de conhecimentos e atualizações, a fim de melhor contribuir para a formação do residente. O modelo pedagógico tradicional foi o mais relacionado com a prática docente dos preceptores. Através deste estudo, demonstra-se a importância do diagnóstico situacional da preceptoria na residência médica em anestesiologia, apontando a necessidade de formação docente para o desenvolvimento da atividade do preceptor, bem como, sua valorização e remuneração adequadas, tendo como finalidade, a melhor formação médica, uma assistência de qualidade e o bem-estar social.

Docentes

Responsável

Juscimar Carneiro Nunes

Sim

Plínio Monteiro

Não

Discente: Adriane Alves Byron de Souza

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Análise Da Qualidade De Vida E Percepção Do Ambiente De Ensino: Sua Influência No Desempenho Do Aluno De Medicina Da Universidade Do Estado Do Amazonas.

Data de início: 08/09/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Inovações Em Cirurgia Minimamente Invasiva.

Resumo: Objetivo Geral - Relacionar o aluno mediante a percepção do ambiente de ensino com a qualidade de vida do mesmo na escola de medicina da universidade do estado do amazonas. Objetivos Específicos - Avaliar o perfil socioeconômico e cultural dos alunos de medicina da UEA. Comparar os diferentes anos e períodos e perfazer em uma relação entre os sexos. Estratificar as diferenças dentro do mesmo período acadêmico segundo sexo, idade, situação socioeconômica e por sistema de cotas. Relacionar com o desempenho acadêmico pelas notas obtidas nos semestres.

Docentes

Responsável

Juscimar Carneiro Nunes

Sim

   

Discente: Jefferson Moreira De Medeiros

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Avaliação Do Desempenho Do Escore Prognóstico De Glasgow No Câncer Gástrico: Revisão Sistemática E Meta-Análise.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Respostas Do Paciente Cirúrgico Ao Emprego De Fármacos, Biomateriais E Nutrientes.

Resumo: Objetivo geral - realizar revisão sistemática e meta-análise da literatura sobre a associação dos valores do escore prognóstico de glasgow (gps) com a sobrevida de pacientes portadores de carcinoma gástrico. Objetivos específicos - Descrever os achados clínicos, histopatológicos e analíticos dos estudos disponíveis na literatura que utilizem o gps em pacientes com carcinoma gástrico; Correlacionar os valores de gps com o tratamento; Verificar a associação entre os valores de gps com relação a sobrevida global, sobrevida livre de doença e sobrevida câncer específica nos pacientes com carcinoma gástrico; Relacionar os valores de gps nos pacientes com carcinoma gástrico e as características clinicopatológicas como: tamanho do tumor (t), linfonodos comprometidos (n) e metástases (m), grau de diferenciação tumoral e invasão vascular e linfática nos achados histológicos dos estudos inclusos; Avaliar a qualidade dos estudos inclusos nesta revisão sistemática com base em protocolos de avaliação de risco de viés em estudos randomizados.

Docentes

Responsável

Gerson Suguiyama Nakajima

Sim

Luciana Botinelly Mendonca Fujimoto

Não

Discente: Higino Felipe Figueiredo

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Avaliação Do Uso Da Guia Cirúrgica Prototipada Em Cirurgias De Instalação De Mini-Implantes Ortodônticos.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Inovações Em Cirurgia Minimamente Invasiva.

Resumo: Objetivo Geral - Avaliar a aplicação de uma guia cirúrgica prototipada em cirurgias de instalação de mini-implantes ortodônticos. Objetivos Específicos - Elaborar um protocolo para confecção de uma guia cirúrgica prototipada para cirurgia de instalação de mini-implantes ortodônticos. Avaliar o uso da guia cirúrgica nas cirurgias de instalação de mini-implantes ortodônticos na região posterior da maxila e mandíbula. Avaliar o uso da guia cirúrgica nas cirurgias de instalação de mini-implantes ortodônticos na região posterior da mandíbula.

Docentes

Responsável

Giorge Pessoa De Jesus

Sim

   

Discente: Davi Mendes Costa

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Avaliação Pós-Operatória Da Qualidade De Vida Em Pacientes Submetidos A Correção De Pectus Excavatum Na Região Amazônica

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Inovações Em Cirurgia Minimamente Invasiva.

Resumo: Objetivo Geral - Avaliar o grau de satisfação e qualidade de vida dos pacientes portadores de pectus excavatum (pe) no pós - operatório da cirurgia de correção através da técnica de nuss. Objetivos Específicos - Determinar o grau de satisfação dos pacientes após a correção cirúrgica do pé. Determinar o grau de satisfação dos pais dos pacientes portadores de pe após a cirurgia corretiva. Indicar o índice de qualidade de vida dos pacientes após a cirurgia corretiva.

Docentes

Responsável

Fernando Luiz Westphal

Sim

Luiz Carlos De Lima

Não

Discente: Vanderson Antonio Barbosa De Araujo

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Contribuição Da Citologia Esfoliativa No Diagnóstico De Lesões De Cavidade Oral E Orofaringe.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Objetivo Geral - Avaliar o grau de satisfação e qualidade de vida dos pacientes portadores de pectus excavatum (pe) no pós - operatório da cirurgia de correção através da técnica de nuss. Objetivos Específicos - Determinar o grau de satisfação dos pacientes após a correção cirúrgica do pe. Determinar o grau de satisfação dos pais dos pacientes portadores de pe após a cirurgia corretiva. Indicar o índice de qualidade de vida dos pacientes após a cirurgia corretiva.

Docentes

Responsável

Luciana Botinelly Mendonca Fujimoto

Sim

   

Discente: Naiza Menezes Medeiros Abrahim

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Controle Clinico-Nutricional Para Adequação E Manutenção De Peso Corporal Em Pacientes Submetidos Às Cirurgias Do Sistema Digestório Em Um Hospital Universitário.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Objetivo Geral - Realizar o controle clinico-nutricional em ambulatório de nutrição para adequação e manutenção do peso corporal em pacientes submetidos à cirurgias do sistema digestório em um hospital universitário de manaus/am. Objetivos Específicos - Traçar o perfil clinico-nutricional através do peso atual, habitual, altura, sexo, idade, hábitos alimentares e condições e vias de ingestão alimentar. Quantificar a prevalência de perda ou ganho de peso corporal correlacionando com a patologia de base e o tipo de intervenção cirúrgica. Instituir planos alimentares e protocolos clincos especificos de atendimento em ambulatório para adequação do peso, acompanhamento e monitoramento nutricional.

Docentes

Responsável

Gerson Suguiyama Nakajima

Sim

Rosane Dias Da Rosa

Não

Discente: Eduardo Mendes Garcia

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Controle Da Dor Pós-Operatória Em Pacientes Submetidos À Reconstrução Do Ligamento Cruzado Anterior Do Joelho: Comparação De Soluções Analgésicas Intra-Articulares.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Respostas Do Paciente Cirúrgico Ao Emprego De Fármacos, Biomateriais E Nutrientes.

Resumo: Objetivo Geral - Quantificar a dor pós-operatória nos pacientes submetidos à reconstrução artroscópica do ligamento cruzado anterior (lca) que recebem soluções analgésica intra-articulares. Objetivos Específicos - Avaliar qual solução analgésica é mais eficaz no controle da dor pós-operatória. Detectar em quais períodos existe melhor controle da dor pós operatória. Investigar potenciais efeitos adversos destas soluções. Mensurar o quantitativo de medicações adjuvantes analgésicas e anti-inflamatórias usadas.

Docentes

Responsável

Juscimar Carneiro Nunes

Sim

Ivan Tramujas Da Costa E Silva

Não

Discente: Marcos George De Souza Leao

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Demanda Reprimida De Cirurgias Na Região Metropolitana De Manaus: Estudo Transversal De Base Populacional.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Objetivos Geral estimar a demanda reprimida de cirurgia na região metropolitana de manaus. Objetivos Específicos - Descrever os tipos de cirurgias, as motivações mais comuns reportadas pelos entrevistados. Identificar os fatores associados a demanda reprimida de cirurgia.

Docentes

Responsável

Marcus Tolentino Silva

Sim

Tais Freire Galvão

Não

Discente: Priscila Gusmão Da Silva Ferreira

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Desenvolvimento De Um Protocolo De Exenteração Pélvica Em Hospital De Referência Em Manaus - Amazonas Brasil

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Objetivos Geral estabelecer um protocolo da realização da exenteração pélvica na fcecon pelo método delphi. Objetivos Específico - Implantação do protocolo junto aos setores responsáveis pelo desenvolvimento de todas as etapas do processo de cirurgia de exenteração pélvica.

Docentes

Responsável

Ione Rodrigues Brum

Sim

   

Discente: Manoel Jesus Pinheiro Coelho Junior

 

Situação:

Em andamento

 

Título: Elaboração De Protocolo De Condutas Em Traqueostomia No Hospital Referência Em Tratamento Do Câncer Do Amazonas.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Inovações Em Cirurgia Minimamente Invasiva.

Resumo: Objetivo Geral - criar um protocolo multidisciplinar de condutas em traqueostomias para aos pacientes adultos e pediátricos da fcecon que necessitarem do procedimento. Objetivos Específicos - Elaborar um manual de cuidados domiciliares básicos e condutas de emergência para cuidadores e pacientes, utilizando os dados coletados na elaboração do protocolo. Padronizar as condutas médicas (inclusive de todas as especialidades), fisioterápicas e de enfermagem. Serão visadas as indicações de traqueostomias, os materiais a serem utilizados no procedimento, a técnica de abertura do anel traqueal, como escolher a cânula mais adequada, avaliação fonatória, de deglutição e respiratória após o procedimento, padrões de decanulaçao, particularidades em obesos e crianças. Padronizar no hospital os materiais necessários para o procedimento, para as trocas e cuidados com as cânulas (aspiração e curativos).

Docentes

Responsável

Fernando Luiz Westphal

Sim

Luiz Carlos De Lima

Não

Discente: Maria Carolina Coutinho Xavier Soares

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Formulário Digital Para Aplicabilidade Dos Critérios De Alvarado No Diagnóstico De Apendicite Aguda Por Estudantes De Graduação De Medicina.

Data de Início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Desenvolvimento E Análise De Tecnologias E Processos De Ensino-Aprendizagem Em Ambientes Cirúrgicos.

Resumo: Objetivo Geral - Utilizar aplicativo mediado pela internet para desenvolver planilha eletrônica, acessível por smartphones, tablets ou desktops, no qual serão inseridos os critérios de alvarado para subsidiar o diagnóstico diferencial de apendicite aguda por parte de estudantes de graduação de medicina. Objetivos específicos - Montar uma plataforma digital de alimentação de dados concernentes aos critérios de alvarado com a utilização do aplicativo google© forms. Ajustar a plataforma digital para compilar automaticamente os dados e pontuar os critérios, segundo o proposto por alvarado. Determinar a validade dos critérios de alvarado assim montados no diagnóstico de apendicite aguda por parte de estudantes do curso de graduação de medicina. Mensurar a frequência de apendicite aguda em pacientes com dor abdominal não-traumática atendidos na clínica cirúrgica de dois prontos-socorros da capital do estado do amazonas, tendo como referência as informações constantes dos prontuários médicos destes mesmos pacientes. Comparar os resultados obtidos com os valores de corte já definidos para o escore de alvarado. Aferir a sensibilidade, a especificidade, o valor preditivo positivo e negativo, os índices de falsos-positivos e falso-negativos e a acurácia dos critérios de alvarado para o diagnóstico de apendicite aguda, quando aplicados por estudantes dos anos iniciais do curso de graduação de medicina.

Docentes

Responsável

Ivan Tramujas Da Costa E Silva

Sim

   

Discente: Julio Francisco Arce Flores

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Monitoramento Remoto De Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Objetivo Geral - Avaliar a efetividade do sistema de regulagem remota de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis (dcei). Objetivos Específicos - Comparar os parâmetros de regulação de dcei remotos e presenciais. Avaliar a variabilidade intra-observador na regulagem remota e presencial de dcei. Investigar o grau de satisfação do paciente em relação à nova metodologia de avaliação dos dcei.

Docentes 

Responsável

Ivan Tramujas Da Costa E Silva

Sim

Jaime Giovany Arnez Maldonado

Não

Discente: Simao Goncalves Maduro

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Perfil Epidemiológico E Expressão De Her2 Em Pacientes Com Carcinoma Gástrico Atendidos Em Dois Centros De Referência Na Cidade De Manaus-Am.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Objetivo Geral - Caracterizar o perfil epidemiológico e a expressão de her2, em pacientes com carcinoma gástrico atendidos em dois centros de referência na cidade de manaus. Objetivos Específicos - Descrever o perfil epidemiológico de pacientes com diagnóstico endoscópico de carcinoma gástrico, submetidos ou não a gastrectomias radical ou paliativa por carcinoma gástrico, em dois centros de referência em manaus-am. Analisar a presença de fatores de risco regionais alimentares para o desenvolvimento da neoplasia. Caracterizar os principais achados patológicos e fatores prognósticos, quando for realizada gastrectomia. Caracterizar o perfil de expressão de her2, em carcinomas gástricos, comparando-o aos achados do perfil epidemiológico e dos achados histológicos e fatores prognósticos.

Docentes 

Responsável

Luciana Botinelly Mendonca Fujimoto

Sim

Gerson Suguiyama Nakajima

Não

Discente: Ticiane Da Costa Martins

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Trauma Cardíaco Fatal Na Cidade De Manaus

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Aspectos Econômicos, Organizacionais, Epidemiológicos E De Qualidade De Vida Na Atenção Cirúrgica.

Resumo: Objetivo Geral - Verificar prevalência de ferimento cardíaco fatal por trauma na cidade de manaus. Objetivos Específicos - Estimar o índice de tamponamento cardíaco e exsanguinação entre as vítimas de ferimento cardíaco. Identificar e diferenciar os casos de morte que receberam ou não tratamento hospitalar prévio. Esclarecer os principais mecanismos de trauma e verificar as lesões que causaram o tamponamento cardíaco fatal (coração vs grandes vasos). Identificar as lesões mais frequentemente associadas ao trauma cardíaco.

Docentes 

Responsável

Fernando Luiz Westphal

Sim

Luiz Carlos De Lima

Não

Discente: Antonio Oliveira De Araujo

 

Situação:

Encerrado

 

Título: Método De Apoio Ao Ensino De Técnica Cirúrgica E Cirurgia Experimental Para Estudantes De Medicina.

Data de início: 8/9/2015

Financiador: Os Pesquisadores

Lact: Desenvolvimento E Análise De Tecnologias E Processos De Ensino-Aprendizagem Em Ambientes Cirúrgicos.

Resumo: Objetivo Geral - Conceber ferramenta de ensino com recursos digitais para auxiliar estudantes de medicina na realização de procedimentos cirúrgicos. Objetivo Específico - Selecionar plataforma operacional amigável de desenvolvimento de aplicativo educacional na área da saúde. Aprender a operar a plataforma, simulando construções de operação intuitiva. Desenvolver aplicativo para os sistemas operacionais android e ios que demonstre a metodologia cirúrgica de procedimentos básicos na disciplina de técnica cirúrgica e cirurgia experimental.

Docentes 

Responsável

Ivan Tramujas Da Costa E Silva

Sim

   

Discente: Ricardo Goes Figueiras

 

Situação:

Encerrado

Produzido por :