Universidade: contextualização; compromisso político-social. A formação de docentes para o Ensino Superior: impasses, desafios e possibilidades do constituir-se professor. Especificidades da Docência no Ensino Superior: aspectos epistemológicos e didáticopedagógicos no trabalho formativo de profissionais na área da saúde. O ensino na área da Saúde: as relações entre atividades de ensino, aprendizagem e avaliação.

Básicas

a.           ALMEIDA, Maria Isabel de. Formação do professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. São Paulo: Cortez, 2012.

b.           BATISTA, Nildo Alves; BATISTA, Sylvia Helena de Souza. (Orgs.). Docência em Saúde: temas e experiências. 2. Ed. Sao Paulo: SENAC, 2014.

c.            PERES, Heloíse Ciqueto; LEITE, Maria Madalena Januário. Educação em Saúde: desafios para uma prática inovadora. Sao Paulo: Difusão, 2010.

d.           SILVA, A. S.; SILVA, I. B.; ORTIGARA, V.; SEVERINO, A. J.; AVILA, A. B.; PUCCI, B.; SAVIANI, D.; IBIAPINA, I. M. L. M.; CUNHA, M. I.; FROTA, P. R. O. (Orgs.). Educação, pesquisa e produção do conhecimento abordagens contemporâneas. Criciúma: Ediunesc, 2013.

Complementares

a.           ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. (Orgs.). Pedagogia Universitária: tecendo redes sobre a Educação Superior. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009.

b.           BOLZAN, Doris Pires Vargas ; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar ; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha . Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior ISSN 1981-416X. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 13, p. 49-68, 2013.

c.            CUNHA, M. I. Os desafios da qualidade acadêmica e a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão num contexto de democratização da educação superior. Intercambios. Dilemas y Transiciones de la Educación Superior, v. 1, p. 13-21, 2014.

d.           CUNHA, M. I. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 39, p. 609-625, 2013.

e.           MASETTO, M. T. ; GAETA, M. C. D. Docência com profissionalidade no ensino superior. Brazilian Geographical Journal: geosciences and humanities research medium, v. 4, p. 38-49, 2013.

f.            PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior: construindo caminhos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

g.            VASCONCELLOS, Maria Lúcia; TEODORO, Antonio. Ensinar e aprender no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2012.